top of page
Logo - Pandinando | Ayumi Teruya

Como escolher nome de personagem.


O processo de escolha de nome para personagens pode ser tanto fácil quanto difícil. Às vezes os nomes surgem com a ideia da história, mas outras é tão difícil que você sai pedindo ajuda para os amigos, a mãe, o pai, o cachorro, o passarinho, reza esperando por ajuda divina...


A importância do processo.


O nome é uma característica muito importante para o personagem, porque é a partir dele que ele será lembrando. Não entendeu muito bem? Vou explicar um pouquinho melhor.


○ Por exemplo, se eu digo Harry com certeza você se lembrará de Harry Potter (ou Harry Styles, depende da sua referência).


○ Mais nomes para você pensar um pouquinho: Percy, Edward, Hazel, August, Katniss, Louisa, Will...


Conseguiu linkar personagens literários a cada um desses mesmo existindo milhões com o mesmo nome?


É esse o poder que temos em nossas mãos. O poder de fazer com que lembremos de algo, seja um parente, um animal ou um personagem, através da escolha de um nome. (Temos mentes poderosas e nem sabemos).


O nome fala.


Uma coisa curiosa é que geralmente nós já temos uma ideia formada de como a pessoa que possui tal nome se parece, já parou para pensar nisso?


Se eu digo Amanda, você já tem uma ideia formada de uma mesmo não tendo visto aquela a qual eu estou me referindo, mesmo que seja uma ideia geral. Nomes tem “características” que carregamos com as experiências da vida. Se alguém me diz Amanda, eu imagino uma garota loira de olhos claros (isso porque todas as Amandas que eu conheço são assim).


Ou seja, mesmo sendo um nome aleatório ele passa uma mensagem. Os nomes já possuem “cara” própria. Se coloco o nome de uma personagem de “Malvina”, ao ler pela primeira vez você pode tirar a conclusão de que é uma personagem má.


A escolha.


Geralmente eu escolho nomes que não estejam na minha lista de amigos, já que não quero relacionar meus personagens com pessoas reais e me lembrar deles enquanto escrevo.


Às vezes acontece de um nome ou outro coincidir com pessoas que conheço, mas isso não se pode evitar, até porque não vou sair falando “Ah, seu nome é Henrique. Não quero ser sua amiga porque você tem o mesmo nome do personagem do meu livro, tchau!”.


Procurar significados é uma ótima forma para encontrar o nome perfeito. Através dele você pode dar um significado maior para o personagem e demonstrar alguma característica. Por exemplo, você tem um personagem com características fortes e dá o nome de Hércules.


Nomes únicos são interessantes porque não há nenhum outro de mesmo nome, assim o leitor relacionará o seu personagem com ele para sempre. Ex: Renesmee.


Nomes diferentes ou incomuns também fazem com que o leitor associe o nome ao seu personagem. Ex: Annabeth.


Deixe a sorte escolher. Muitas vezes com personagens secundários ou de pouca importância, eu pedia nomes aleatórios para os meus amigos ou fazia sorteio, assim escolhia um desses nomes propostos ou sorteava. Simples e fácil.


Feche os olhos e imagine o personagem sendo chamado por aquele nome. Combina? Não fica estranho? Poderia ter um nome melhor? Além de escrever a história, nós temos que senti-la, usar nosso sexto sentido. Acredite, nosso super poder de escritor sabe das coisas!


O motivo da escolha dos nomes dos meus personagens.


♥ Dolores: na realidade eu queria que a personagem principal se chamasse Lola, só que Lola é um apelido.

Busquei na internet nomes que tivessem esse apelido e encontrei Dolores. Foi perfeito já que é um nome espanhol e a Lola tem origens na Espanha. Além disso, a personagem no início era muito bondosa como uma santa (às vezes me irritava, mas isso a gente abafa).


○ [endif]Significado: Tem origem no espanhol dolores, que quer dizer literalmente “dores”. Surgiu a partir do título espanhol de Maria das Dores, dado à Virgem Maria, originalmente chamada de María de los Dolores.


Outra coisa interessante é que você não vê muitas personagens chamadas Dolores por aí.


♥ Diana: eu queria que fosse um nome forte, justamente porque a personagem tem um passado misterioso e se mostra com um pensamento avançado para a época em que vive.

Na época eu lembrei da Mulher Maravilha e fui dar uma pesquisada melhor na internet (sim, com doze anos minha referência de nome forte de mulher era dos desenhos, não me julguem). Fui procurar melhor e fiquei encantada com o significado, era perfeito!


○ [endif]Significado: O nome Diana tem origem do latim Diana, derivado do termodius, que quer dizer literalmente “divina”.


♥ Henrique: eu queria um nome que representasse a fama dele. Um nome simples, mas bonito e de bom gosto. Na minha cabeça esse nome era relacionado a meninos riquinhos.


[if !supportLists]○ Significado: Nome de origem germânica. Significa senhor da pátria e indica uma pessoa boa e prestável, apesar do seu ar um tanto ou quanto arrogante. Os amigos sabem que podem contar com sua colaboração a qualquer momento. (Não é a cara dele?)


♥ Horácio: é um personagem que tinha que ter um nome antigo derivado de algum lugar da Espanha ou perto da Espanha.

Tem nome mais sério e sombrio que Horácio? Sem falar que ele é praticamente imortal.


○Significado: “aquele que é protegido pelas Horas”. Tem origem no nome em latim Horatius, derivado do grego Horaí (Horas), que quer dizer “tempo, estação”.


♥ Alguns nomes não foram procurados, eles simplesmente surgiram. São aqueles personagens que já nascem com o nome determinado a ser esse. Como por exemplo: Julia, Melany, Jorge Béfix Bruccio, Harry Evan White (sim, esses últimos dois já vieram com nome e sobrenome, bizarro não é mesmo?).


Sobre o sobrenome.

O processo de busca de sobrenome é basicamente o mesmo do nome. A única coisa diferente é que vejo a “árvore genealógica” do personagem. Ele surgiu de qual país? É brasileiro, mas seus ancestrais imigrantes eram de onde? Qual o significado do sobrenome?


A maioria dos meus personagens têm sobrenomes que eu procurei na internet, outros como o da Dolores e do Béfix foram inventados e outros já nasceram com esses sobrenomes, como se você pensasse em algo e já viesse a sua continuação.


 

O mais importante é sentir o nome do personagem e então você saberá que ele é perfeito. Confie em seus instintos!

Curiosidade: a minha personagem Dolores Dellmans é aparentemente a única com esse nome (tirando uma tal de Maria Dolores Dellmans que não sei quem é). Pode procurar no Google gente!


Site que eu geralmente uso para escolher nomes: meninas, meninos.


Clique aqui para ler mais posts como esse!


Livro onde esses personagens aparecem:


Comments


Compartilhe!

GET IN TOUCH

We'd love to hear from you

123-456-7890

  • White Facebook Icon

Find us on Facebook

Your

Title.

scroll

I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

♦ Sobre o Pandinando

Criado no dia 11 de março de 2014.  Me expresso por aquilo que escrevo e por isso o Pandinando existe, meu blog pessoal onde compartilho ideias, opiniões, resenhas, dicas, músicas e vídeos que gosto. Até ensino alguns DIY e receitas!

@PANDINANDO 
Siga o Pandinando no Twitter e fique

por dentro de todas as novidades!

 2014 - 2016

 www.Pandinando.com

RSS Feed

-  Assine o feed Do blog!

bottom of page