A arte de ser normal.
- Sérgio Boaventura
- Jan 3, 2016
- 3 min read

Hello Pandas! Já faz um tempo que eu não faço resenha para vocês, eu sei... tempo para ler eu não tive muito no ano passado, trabalhos para lá, escola para cá, fazer aula de inglês, dar aula de inglês, preparar apresentação de espanhol... ufa! Quase morri... mas agora acabou tudo!
Tá, vou parar de falar de mim e vou direto ao que interessa! A resenha desse livro lindo!
Confesso que a primeira coisa que me chamou a atenção foi o desenho da capa que tem uma menina saindo de um menino (tipo estou saindo do casulo ou do armário mesmo). Achei muito legal e fui logo ler a sinopse, tem toda aquela coisa misteriosa... de adolescentes com segredos que prendeu logo a minha atenção.
O livro conta a história de dois meninos, David e Leo. David é um menino que nasceu no corpo errado e quer ser menina, mas ainda não sabe como contar isso aos pais, os únicos que sabem disso são seus melhores amigos, fora isso os outros alunos da escola acham ele bem esquisito (tem um personagem ridículo que eu fiquei com vontade de socar a cara! O Harry, aff... Menino, vá procurar outra coisa para fazer do que ficar atazanando as pessoas, seu bully!).

E nessa história também temos o Leo que é um menino misterioso que acabou de mudar de escola e tem uma reputação errônea de ser briguento e machão, os outros alunos tem muito medo do menino novo e sombrio. Mas ele é um menino bem legal que não quer ser notado. Ele tem uma história meio conturbada, com uns problemas em casa, vamos dizer que ele não tem a família perfeita e acaba quebrando a cara em certo ponto do livro em relação ao pai dele.
A história é narrada por esses dois personagens, cada um com o seu jeito encantador de ser. O livro fala bastante sobre aceitação e por incrível que pareça, não somente a aceitação da homossexualidade ou de ser trans, ele fala de se aceitar do jeito que é... não importa se você é nerd, punk, emo ou sei lá mais o que!
A parte do David me chamou mais atenção, ele é bem inseguro no começo, faz inspeções no próprio corpo vendo as mudanças, ele se veste de menina quando os pais saem de casa e tem uma coragem que surge quando está junto dos amigos e do Leo. Ele teve uma grande evolução durante o livro.

A leitura é bem leve, confesso que eu me confundia um pouco no começo para saber que horas era o David e quais eram o Leo narrando, mas depois eu me acostumei. Gostei muito do finalzinho onde acontece o baile da escola, onde os “esquisitos” se juntam... Esses populares não estão com nada hoje em dia!
Acho que a grande mensagem desse livro é viver a vida e ser feliz como você é ou como você nasceu para ser, não importando o que os outros pensem. Seja você nerd, alto, gordo, magro, com cabelo liso, enrolado, curto, comprido, se você quer ser menina ou menino, se você acha que extraterrestres vivem entre nós... Enfim, seja feliz como você é! Por que todos nós somos normais!
ISBN: 978-85-7980-250-8
Editora: Rocco Jovens Leitores
Autora: Lisa Williamson
Nº de páginas: 382

Comments