¿Quieres unas tapas?
- Sérgio Boaventura
- May 14, 2015
- 2 min read

Hola, ¿qué tal? Hoje estou trazendo para vocês uma receita de Tapas! E então você se pergunta "mas o que são Tapas?". Elas são pequenas porções de comidas servidas aos convidados e são muito comuns na Espanha (olé), aqui no Brasil podemos dizer que são bem parecidas com aperitivos. Procurei algumas receitas na internet (acredite, elas são um pouco complicadinhas já que tem toda uma estética, Tapas Gourmet se é que me entende...). Então eu peguei o básico mesmo (tornei algumas receitas mais simples) e aqui está o resultado! (Ficaram uma delícia e é bem facinho de fazer!).

Você vai precisar de:
♥ Pão (usei uma baguete);
♥ Azeite;
♥ Queijo;
♥ Salame;
♥ Presunto;
♥ Você pode adicionar outros ingredientes se quiser, como algum tempero (use a criatividade).
Modo de preparo:
1- Corte pedaços da baguete, a intenção é fazer "rodelas".

2- Passe o azeite no pão.


3- Coloque no forno até ganhar uma consistência mais crocante, vire de ambos os lados.

4- Retire do forno e faça a montagem. Eu fiz duas Tapas diferentes, uma com salame com queijo por cima e a outra eu fiz um enroladinho de presunto e queijo. Coloque no forno até o queijo derreter e retire.


5- Sirva para os amigos e aproveite esta delícia!

A história das Tapas.
Existem muitas teorias de como elas surgiram!
Uma delas conta sobre o Rei Alfonso X, El Sábio. Diz a lenda que ele ordenou que os bares servissem pequenas porções de comida junto com o vinho para evitar que as pessoas ficassem bêbadas muito rápido. Essas porções eram colocadas sobre os copos para que os consumidores fossem obrigados a comer antes de beber (Tapas de graça!).
Outra conta que o Rei Alfonso estava realizando uma viagem e parou em um bar, porém houve uma tempestade de poeira e ele não queria que ela caísse em seu vinho, então pediu para que o barista resolvesse esse problema, ele simplesmente colocou uma poção de comida sobre seu copo e disse "aqui esta su tapa". O Rei gostou da ideia e toda vez pedia vinho com esse acompanhamento, os cavaleiros que estavam com ele começaram a pedir o mesmo e as Tapas se espalharam.
Uma mais simples diz que as pessoas costumavam a colocar carne de porco sobre copos e garrafas de vinho para manter o sabor. E a última fala sobre os camponeses que levavam pequenas porções de comida para "enganar" a fome no final da tarde, dizendo que essas porções eram para "tapar o buraco do estômago".
Acredito que o que temos em comum em todas essas histórias são essas comidinhas tapando alguma coisa! Principalmente o vinho. Na Espanha, as tapas geralmente são servidas de graça, existem bares somente destinados a elas, surgiram os verbos "ir de tapas" e "tapear", as tapas são consideradas uma arte.

Comments