Amigas para sempre.
- Sérgio Boaventura
- Mar 7, 2015
- 3 min read

Essa semana eu fiquei doente e aproveitei para ficar o dia inteiro lendo! Ganhei de aniversário das minhas melhores amigas dois livros da Kristin Hannah, Amigas para sempre (o primeiro livro) e Por toda a Eternidade (segundo livro). Tive a oportunidade de terminar o primeiro e vou dizer que é um baita de um livro!
O primeiro capítulo é bem curtinho e dá uma introdução ao livro e é exatamente esse capítulo que faz você se perguntar o tempo todo durante a leitura “mas o que foi que aconteceu?” ou “será que foi isso que aconteceu para elas terminarem a amizade?”.

Bom, o início de tudo começa contando um pouco da história da pequenina Tully Hart que foi abandonada pela mãe quando era bem novinha. Confesso que eu quase chorei nessa parte e me emocionei muito com a inocência e dor da personagem... Poxa... ela só queria o amor da mãe dela!
Depois conhecemos um pouco do passado de Kate e da adolescência dela. Uma típica adolescente que tem problema com os pais (principalmente com a mãe) e que quer se tornar mais independente. A diferença é que ela era um tanto solitária e excluída na escola, mesmo sendo uma garota doce.

Tudo muda depois que Tully muda-se para a mesma rua “Alameda dos Vaga-lumes”, as duas demoram um pouco para se tornarem amigas, mas depois que algo terrível acontece com ela, é criado um laço que as torna inseparáveis. Kate faz de Tully uma pessoa melhor e Tully dá uma repaginada em Kate. (Vou confessar que eu fiquei meio receosa com a Tully, ela tem um jeito meio dominador sobre Kate).

Algo terrível acontece e Tully volta a morar com sua avó. As duas amigas começam a trocar cartas e continuam assim até que sua avó morre, ela foge e volta para a Alameda dos Vagalumes, onde passa a morar com a família de Kate.

E assim a vida continua, as duas têm o sonho de ser uma dupla de repórteres na televisão. E assim crescem e lutam por isso. Porém, conforme estão na faculdade, podemos perceber que ser repórter é o sonho de Tully e não de Kate (na verdade, nunca realmente foi). Então o leitor consegue perceber que as duas tem planos diferentes e pensam de maneiras diferentes. Tully está focada naquilo que quer, Kate só quer se casar e ter filhos.

Claro que durante o livro você passa a odiar e a amar as personagens em certos momentos. Juro que em algumas partes, eu tive vontade de esganar a Tully por ela ser tão narcisista e egocêntrica, também quis esganar a Kate por ser tão inocente, manipulável e meio boba! Tallulah consegue o que quer, mas a que preço? Kate também consegue o que sempre sonhou, talvez trilhou um caminho mais trabalhoso e abriu mão de muitas coisas, mas ao fim do dia, ela estava feliz... até que aquilo aconteceu...

O final é triste, então prepare seu lencinho! Esse é aquele tipo de livro que você lê e consegue sentir várias emoções ao mesmo tempo... pena, compaixão, raiva, ódio, frustração, confusão, angústia...
Esse livro contém algumas cenas pesadas como: (SPOILER ALERT! SPOILER ALERT!) estupro, cenas de sexo, drogas, palavreado inadequado. Acho que parte desses elementos é o que faz o livro ser tão “humano” e o aproxima da realidade.
Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Nº de págs: 446
ISBN:978-85-8041-251-2
Comments