O Teorema Katherine
- Sérgio Boaventura
- Aug 14, 2014
- 2 min read
Nessa semana eu terminei o livro O Teorema Katherine do John Green! Vou contar para vocês que eu não sou muito fã dele não... Li A Culpa é das Estrelas e Let it snow (em inglês), eu achei o Culpa das estrelas bom, mas não leria pela segunda vez e Let it snow eu não achei a história dele interessante, então eu pulei... Maaaas, eu gostei muito do Teorema Katherine! (Pensava que iria me decepcionar, mas isso não aconteceu!).

Minha amiga comentou comigo que muitas pessoas não gostaram por ter matemática no livro (sim, há matemática no livro e anotações no rodapé que podem ou não ser interessantes). Sinceramente, eu gostei muito e até me identifiquei um pouco com o Colin no quesito nerdisse!

O livro conta a história de Colin Singleton, um prodígio (não um gênio), que está prestes a entrar na faculdade, ele pode até parecer um nerd normal (espera, qual nerd é normal?), mas todas as meninas que ele já namorou se chamavam Katherine, todas com exatamente o mesmo nome e mesmo número de letras. Cada uma diferente entre si, mas todas elas (talvez nem todas), terminaram o namoro.

Então Colin resolve montar um Teorema Katherine (uma fórmula matemática para demonstrar como os relacionamentos são previsíveis, e que é possível descobrir quem vai terminar o namoro e o quanto ele vai durar). O problema é que ele é, aparentemente, um pouco sensível aos términos dos namoros e sempre acaba desabafando com o seu amigo Hassan.

Os dois partem em uma viagem (que tem o objetivo de fazer o Colin esquecer da Katherine-19). Então é ai que a história começa de verdade, eles vão passar algumas semanas em uma cidadezinha que fica no meio do nada e várias coisas estranhas, interessantes e engraçadas acontecem.

Bom, eu gostei muito do livro, me surpreendi em algumas partes, me identifiquei como supernerd enquanto lia. Achei algumas curiosidades (comentadas pelo prodígio Colin) muito legais e se você gosta de anagramas, leia esse livro, porque ele está recheado deles! Uma coisa que eu não gostei muito é toda aquela lamentação do Colin sobre as Katherines! É aquela coisa maçante dele choramingando pela perda da K-19, senti vontade de bater nele quando ele começou com o drama!

O livro tem as folhas amareladas (bem do jeitinho que eu gosto), tem alguns gráficos matemáticos espalhados por ele e as explicações no rodapé. Existem piadinhas internas entre os personagens que você só entenderá lá pelo meio do livro.

Talvez algumas pessoas não gostem desse livro por ele ser muito “nerd”, mas até agora foi o livro mais interessante (e que eu leria uma segunda vez) do John Green.

O que eu mais achei interessante é que o autor não fez realmente aquelas contas matemáticas, mas sim um amigo dele que é formado nisso! (Sim, eu li os agradecimentos e o capítulo todinho da explicação matemática do amigo dele que tem no final do livro).

Autor: John Green
nº de págs: 299
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-315-2

Em clima de John Green, algumas fotinhos de A culpa é das estrelas:



Aproveitem esse friozinho para ficar debaixo de um cobertor quentinho tomando chá, e também para ler alguma de minhas histórias que estão na aba Minha Autoria! Boa tarde pandas!

Comments