top of page
Logo - Pandinando | Ayumi Teruya

Don't Hug Me, I'm Scared!

A primeira vez que eu assisti esse vídeo eu fiquei meio assustada... (assista e você entenderá), mas logo depois eu assisti mais algumas vezes e fiz algumas pesquisas sobre o significado do vídeo (para ver se as minhas suspeitas estavam certas) e bom, algumas coisas em que eu havia pensado eram verdade...

Esse vídeo foi criado por Becky Sloan e Joseph Pelling que trabalham com desenho gráfico e arte. De acordo com Joseph, ele diz que o vídeo foi criado através da ideia de como não ensinar alguma coisa e como um conceito abstrato como a criatividade, se torna idiota quando uma pessoa tenta ensiná-la de um jeito limitado do jeito que é ensinado. Além disso ele acrescenta que é possível tentar tirar uma mensagem do vídeo e que cada um pode encontrar uma interpretação diferente sendo aceita por cada um de acordo com seus conceitos.

Bom... Don't Hug Me, I'm Scared significa "não me abrace, eu estou assustado" ou "não me abrace, eu estou com medo". Nesse vídeo nós temos um caderno de anotações falando sobre o que é necessário para ser criativo, o problema é que esse caderninho é quem impõe as "regras da criatividade", por exemplo quando ela destói o quadro de palhaço do fantoche amarelo ou quando ela diz que verde não é uma cor criativa porque a cor não está na roda de cores que ela mostrou.

Vamos dizer que esse caderno representa a mídia (tanto é que quando as coisas começam a ficar estranhas, podemos ver que eles estão na verdade em um estúdio de gravação), é essa mídia que vai dizer o que é criativo ou não, o que é aceito ou não, e nós devemos enxergar a criatividade através dos olhos dela. Por exemplo, quando o caderno aponta para as nuvens perguntando se eles não as acham divertidas, eles respondem não, logo depois ela pede para que eles olhem novamente através dos conceitos dele, como se ele estivesse os manipulando para enxergar aquilo.

Depois as coisas saem do controle, vemos coisas muito estranhas e macabras que quebram aquele ar infantil do vídeo. Logo depois as coisas voltam ao normal e o caderno diz que agora está tudo bem para nunca mais ser criativo de novo, isso significa que para a caderneta ser muito criativo só dá problemas e que eles não podem mais ser criativos. Isso significa que desde pequenos (por isso o tema do vídeo é infantil), nós somos expostos ao que a sociedade quer, eles querem pessoas "criativas" dentro do limites deles e de acordo com as regras, aqueles que não obedecem serão excluídos ou sensurados como o desenho do palhaço.


Don't Hug Me, I'm Scared 2!


Esse vídeo é menos macabro que o outro e dessa vez ele vem nos ensinar sobre o tempo. O vídeo começa com eles sentados em uma sala esperando para começar um programa de TV, então um relógio começa a cantar sobre o tempo e o único que questiona um relógio dançante naquele local é o fantoche vermelho, logo depois o tempo diz que é hora de tomar banho e o pássaro questiona que eles já estão limpos, o relógio o ignora e continua dando banho nos outros, como se ele mandasse neles.

Ele continua falando sobre o tempo e como ele passa rápido, o fantoche vermelho não está interessado, ele só quer assistir o programa, o relógio não concorda e começa a desviar a atenção deles do show.

O relógio fala que o tempo passa rápido quando você está se divertindo, então é mostrado o pássaro contruindo uma casa de cartas,o relógio as destrói falando que existe hora e lugar para desperdiçar tempo, ou seja, é ele quem controla a atividade "divertida" para ser gastada no tempo, é ele quem fala o que é legal ou não como aniversários e acampar, impondo uma rotina.

Ele começa a falar que as coisas do passado já não são mais lembradas "viraram um mistério", o fantoche amarelo comenta sobre a morte de um homem e o relógio comenta de um computador e diz que está tudo bem, ou seja, ele pode estar se referindo aos problemas que a sociedade abafa utilizando a tecnologia ou até os próprios feriados, afinal, as pessoas estarão se divertindo demais para prestar atenção nas notícias que a mídia tenta esconder.

Logo depois vemos a cena de dois fantoches presos em cadeiras e vendo coisas do futuro em uma tela como a televisão, ele mostra como a mídia e a tecnologia estão nos sugando cada vez mais, depois o fantoche amarelo diz que o pai dele é um computador, isso pode estar se referindo ao modo em que vivemos hoje em dia, estamos tão ligados a tecnologia que agimos como robôs e ficamos o tempo todo ligados à internet. Além de mostrar como a mídia coloca em nossas cabeças (através de propagandas) de que precisamos cada vez mais e mais de certos aparelhos tecnológicos em nossas vidas para fazer aquilo que queremos.

Não entendi a parte do peixe... mas tudo bem... O relógio diz que o tempo mantém as coisas na linha, ou seja, é ele quem vai manipular e deixar tudo organizado. Depois os fantoches começam a questionar a existência e a importância desse tempo e o relógio começa a "apitar" fazendo com que as ideias deles sejam oprimidas, ele pode estar se referindo à opressão de alguns de nossos questionamentos dentro da sociedade. Ele começa a falar que o tempo faz com que a aparência mude e então começa a parte macabra do vídeo, eles começam a envelhecer e a sua aparência começa a ficar horrível, como dito durante o vídeo o tempo passa e nessa parte seria a hora em que o "tempo deles" chegou, seria como seu corpo ficaria depois a morte, como se eles estivessem entrado em estado de decomposição.

O relógio acaba dizendo que não é culpa dele, ele é só um instrumento daquilo tudo e diz que tem certeza de que eles ficarão bem. Ou seja, ele só obedece ordens de algo maior, uma ferramenta da sociedade, depois eles voltam para a sala onde pode-se notar que há algumas mudanças, eles estão no futuro e o show acabou, pode-se ver o quadro com "nothing" escrito que foi mostrado como o futuro para eles e há um olho de um dos fantoches no chão. E ele diz que eventualmente o tempo chega para todos, ou seja, não importa o que aconteça, todos nós iremos morrer algum dia.

Bom, depois desses vídeos macabros eu acoselho vocês a verem alguma comédia romântica ou vídeos dos Barbixas para esquecer algumas cenas meio perturbantes... mas não se esqueçam da mensagem que esses vídeos passam e reflitam!

Comments


Compartilhe!

GET IN TOUCH

We'd love to hear from you

123-456-7890

  • White Facebook Icon

Find us on Facebook

Your

Title.

scroll

I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

♦ Sobre o Pandinando

Criado no dia 11 de março de 2014.  Me expresso por aquilo que escrevo e por isso o Pandinando existe, meu blog pessoal onde compartilho ideias, opiniões, resenhas, dicas, músicas e vídeos que gosto. Até ensino alguns DIY e receitas!

@PANDINANDO 
Siga o Pandinando no Twitter e fique

por dentro de todas as novidades!

 2014 - 2016

 www.Pandinando.com

RSS Feed

-  Assine o feed Do blog!

bottom of page