Filtro dos Sonhos
- Sérgio Boaventura
- Mar 29, 2014
- 2 min read
De natal eu ganhei um lindo filtro dos sonhos da minha amiga Julia! (Thanks Jubs!). Eu já tinha um que eu havia comprado fazia um tempinho, mas ele era minúsculo então eu usei para a Barbie (ou seja, o filtro dos sonhos virou posse do meu brinquedo! Agora eu tenho esse grande que também é rosa!).
Sempre os achei bonitos e interessantes, via imagens tão lindas no Tumblr e no We♥it! Agora eu tenho a oportunidade de aproveitar os meus filtros dos sonhos!
Agora, porque eles recebem esse nome?
O Filtro dos sonhos faz parte da cultura indígena norte-americana, onde há toda uma lenda sobre um velho índio que faz uma Busca da Visão no topo de uma montanha e aparece uma aranha chamada Iktomi, essa mesma aranha pega um aro de cipó e começa a tecer a teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas. Ela falava sobre o ciclo da vida, nascimento, morte... Ao fim a aranha devolveu o aro com uma teia ao meio dizendo que no centro está a teia que representa o ciclo da vida, ela pendurada consegue pegar os sonhos quando eles ainda estão no ar, os bons deslizam pelas penas até alcançar quem está dormindo e os ruins ficam presos no círculo até desaparecerem com o primeiro raio de luz do dia.
Nos EUA é conhecido como Dreamcatcher! É um instrumento que assegura os bons sonhos e trás boas visões para aquele que dorme sob ele. Podem ser pendurados na janela que geralmente é o lugar que recebe os primeiros raios de luz do dia, no meu caso, eu pendurei na cabeceira da minha cama.
Comments